Saudações a Todos! Aqui estou eu, um pouco relaxado aqui no meu trampo, e aproveitando este momento de calmaria para falar de algo que li no jornal nesta manhã. Lendo o jornal "Metrô", distribuido gratuitamente nas estações de metrô da cidade eu vi um artigo que me alegrou muito. Na página 13, no tópico "metrôsaúde", havia o tema: "Paraíso dos Ciclistas" - 'pontos turísticos do Rio atraem atletas; Competição que mistura ciclistas e corredores acontece no domingo na estrada da Vista Chinesa, no Parque Nacional da Tijuca'.
É muito bom mesmo praticar esportes sudáveis assim, especialmene no meu bairro querido!
Eu praticava aciduamente corridas pela estradas e trilhas que há pela Floresta do parque. atualmente estou um pouquinho enferrujado, mas ainda dou cnta dorecado, rsrs. De fato, são muitos os praticantes de ciclismo e corridas, proficional e amadora aqui pelo bairro. é muito comum vê-los nos fins de tarde e ainda mais nos fins de semana. Meu irmão e eu gostamos de fazemos caminhada durante a noite, que é o melhor horário para nós, hora par a Vista Chinesa hora para outros pontos que não são turísticos mas que possuem ótimas vistas para o resto da cidade.
Segundo o jornal, este evento será realisado no próximo domingo dia 29/04, o nome da disputa é 'Subida do Imperador', num trajeto de 4 km, tanto ciclistas e corredores profissionais quanto amadores poderão participar, se misturando pelas curvas da Dona Castorina, que dá acesso a Vista Chinesa. 1,5 mil participantes irão seguir pela Vista Chinesa até a mesa do Imperador, onde termina o perurso. VIrgílio de Castilho, idealizador do evento, o local foi escolhido por dois motivos: "Primeiro porque é um dos pontos turísticos mais lindos d cidade e, depois, porque simboliza um desafio a ser superado". Virgilio competiu por oito anos na Seleção Brasileira de triatlo e foi medalha de prata no Pan-Americano de 2003, para ele, reunir os praticantes das duas modalidades esportivass é uma intervenção natural. "A intenção era lançar um desafio, uma brincadeira saudável entre amaores para ver quem chega primeiro".
Percurso da Vsta Cinesa e Cristo Redentor
Destaques
- km 1 - uma queda d'água logo na subida d estrada Dona Castorina, na entrada no Parque Nacional da Tijuca, atrai aqueles que querem se reescar antes ou depois das atividades físicas.
- km 3 - famosa pela visão de 180° do Rio, a Vista Chinesa atrai cada vez mais turistas e cariocas interessados n bela paisagem da cidade.
- km 4 - no alto do Parque nacional da Tijuca fica a Mesa do Imperador, que era usada na época do Império pra repouso e lanche dos nobres durante os passeios de charrete pelo local.
História do Local
Outros autores, entretanto, afirmam que o insucesso deveu-se à falta de preparo, indolência e alto custo da mão de obra representada pelos chineses, que teriam sido mal-escolhidos em sua terra natal, não tendo vindo para cá um grupo de experientes agricultores, mas, como escreveu o historiador Oliveira Lima, "a ralé de Cantão". Mais realista, entretanto, parece ser a explicação de Maria Graham, citada por Bastos Cezar: "o imperador compreendeu ser mais vantajoso vender café (um produto sem concorrentes) e comprar chá do que obtê-lo com tais despesas (já que o chá era produzido a baixíssimo custo na China e Índia) e não continuou a plantação". Os chineses foram transferidos para a Fazenda Real de Santa Cruz onde fizeram outra tentativa, também falida.
FONTE: Jornal Metrô Rio (26/04/2012) e site Wikipídia.


Nenhum comentário:
Postar um comentário