sexta-feira, 30 de agosto de 2013

QUERO SER ESCRITOR - 7

Leitura Crítica
Investi meu tempo e um pouco de dinheiro com a revisão e o copidesque de minha preciosa obra, não estou ironizando, ideias valem ouro! Meu amigão, aquele que havia lido antes e estava cheio de dúvidas e me entristeceu porque não entendeu muito bem a história, lê meu livro novamente. Espero ansioso pelo fim da leitura e pelo retorno. Ele diz – Nossa, melhorou bastante! Genial! Amei! Só me explica uma coisa que não entendi. Como o dragão não morreu no capítulo 7? – Você explica. – Ah! E a princesa? Ela fugiu ou ficou no capítulo 10? – Mais explicações. – E no final? O que aconteceu mesmo?  Foi o dragão que virou um príncipe ou o príncipe apareceu do nada? – Sensação de completa derrota. Estava tão claro!!!

Foi o mesmo que senti ao terminar um dos meus livros e perguntar aos poucos que leram se tinham entendido o final. Só eu entendi.
Errei em alguma coisa. Este erro pode ser sanado com a leitura crítica. Não é um serviço muito caro. Entre 100 e 200 reais.
Depois que seu livro passou pela revisão e o copidesque. O leitor crítico vai analisar alguns aspectos do seu livro:
Se ele não confunde demasiado o leitor ao se perder na narrativa, os parágrafos e capítulos têm continuidade e se completam, não deixando arestas.
O texto é claro e inteligível. Citar grandes mestres do gênero, fazer alusões em excesso,extensas descrições ou encher de palavras rebuscadas torna o livro de difícil digestão.
O texto flui naturalmente, ou seja: começa, se desenvolve e termina com o mesmo ritmo, sem grandes ocos de divagações inúteis e fora de contexto. Permitindo que o leitor mantenha a leitura no mesmo passo.
A linguagem que está sendo usada é coerente com o contexto ou objetivo do livro.
E a famosa “Suspensão de Descrença”: se não há explicações desnecessárias a ponto de o leitor desacreditar no que está lendo.
A opinião do leitor crítico, assim como o do profissional de copidesque não é um ultimato. Um carimbo de aprovação ou recusa. É uma alavanca para impulsionar o nosso nível crítico e nos tornar melhor escritores do que antes.
Hoje o post é curto porque complementa o post passado.
Próximos posts: 
Procurando Nemo – Como Publicar.
Marketing.

Veja a lição anterior aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário