Com a cultura pop e nerd crescendo cada vez mais, muitos nerds tem buscado alcançar seu cantinho junto ao Sol assim como muito escritores de sucesso admirados por tantos, diga-se de passagem, Raphael Draccon (Dragões do Éter), Affonso Solano (Espadachim de Carvão), Eduardo Spohr (A Batalha do Apocalipse) e Fábio Yabu (As Princesas do Mar). Por meio de redes sociais, blogs, podcast independentes e afins, muitos tentam desenvolver uma boa história, algo que cative leitores e expresse sua ideia ou opinião a respeito do que escreve. Muitos nerds tem feito isso por meio de, por exemplo, a Skynerd que é uma rede social muito utilizada pela comunidade nerd geral.
Por que esses caras sismam de fazerem pose de galãs quando tiram foto eu não sei, mas se um dia publicar um livro, acho que vou tirar essa marra também.
No meu ponto de vista, a primeira regra para ser um escritor é GOSTAR de LER e ESCREVER. Não adianta você ser fã de um escritor, gostar de ter lido ou ouvido falar de determinada obra e não ter a menor paciência para isso! Há uma tênue diferença entre não GOSTAR de escrever e ter problemas em desenvolver uma ideia. Escritores bem-sucedidos dão muitas dicas de como proceder com uma ideia e quais cuidados podemos tomar para proteger nossa obra. Ao concluir um manuscrito, muitos talvez tenham dúvidas de como levam sua ideia a frente, como a tornam vendável, e como vão agir daí pra frente.
Antes de mais nada, não é tudo que criamos que precisa ser registrado. Devemos usar nosso senso crítico e uma boa balança para decidir se o nosso texto vale a pena/precisa ser registrado.
Pergunte a si mesmo:
Despendi muitas horas do meu tempo e energia neste texto?
Acho que ele tem um conceito, conteúdo ou escrita original? É relevante para mim e seria para os outros?
A despeito da relevância ou originalidade, quero ver meu texto publicado um dia?
Se você respondeu sim a pelo menos duas destas perguntas é melhor registrar seu trabalho.
Como fazer:
1 - Seu texto tem que estar revisado, peça a um amigo bom em português para lê-lo e fazer as marcações de correções. Você pode pagar para um revisor em média 2,50 a lauda. (vou falar de revisão, copidesque e leitura crítica noutro capitulo)
2 - Imprima seu texto em papel formato A4, Times New Roman corpo 12, margens de 2 a 3 cm, espaçamento de 1,5 ou 18 pontos. Numere as folhas e faça um cabeçalho com seu nome e nome do livro. Dê um visto em todas as folhas.
3 - Folhas soltas. Não encaderne, não grampeie.
4 - Entre neste link e imprima o formulário de registro e preencha o formulário (todo o livro de ficção tem a designação de romance) - http://www.bn.br/portal/arquivos/pdf/formularioRequerimentoRegistro.pdf
5 - Entre neste link e imprima o GRU - para registrar um livro a taxa é de 20 reais -http://www.bn.br/portal/index.jsp?nu_pagina=69 (Banco do Brasil)
6 - Envie seu material pelo correio ou vá pessoalmente se você mora em São Paulo ou Rio, Pessoalmente a demora para receber o certificado de registro é de 20 a 40 dias, e você já recebe um comprovante, pelo correio pode chegar a 90. No entanto o local aqui em São Paulo fica próximo à cracolândia!!
Registro não é ISBN, este procedimento fica a cargo das editoras.
Não é possível enviar eletronicamente. Qualquer dúvida estou às ordens.
Nas palavra de Eduardo Spohr:

Contudo, a experiência de outros escritores (sejam eles publicados ou não) pode, sim, nos acrescentar, por isso costumo, sempre que posso, participar de podcasts que abordem o tema, não para dar dicas, exatamente, mas para transmitir a minha experiência.
Decidi, então, publicar este artigo como um guia rápido para expor esse material, a quem interessar possa.
PODCASTS
Grande parte da minha filosofia de trabalho está contida em quatro podcasts. São eles:
» Nerdcast 215. Eu e o Yabu falamos sobre técnicas de criação e publicação
» Papo na Estante 21. Destrinchando a famosa Jornada do Herói
» Cabuloso Cast 31. Bate-papo sobre estruturação da trama, com Eric Novello
» Geek Talk 10. Método de trabalho e preparação de originais.
TEXTOS
Outro material que pode ajudar é a apostila que uso no meu curso de Estrutura Literária. Ela foi desenvolvida mais como um guia para os meus alunos durante a aula, mas pode ser útil mesmo para os que não fizeram ou não podem (pela distância) fazer o curso, especialmente os arquivos correspondentes aos arquétipos e à jornada. Essa apostila pode ser baixada neste link, em pdf.
LIVROS
O livro que eu mais recomendo – na verdade, que foi essencial para a minha formação – é “A Jornada do Escritor”, do Christopher Vogler. Como trata-se de um livro de consulta, aconselho aos que realmente desejam seguir a carreira literária a comprá-lo em papel, porque ele será muito útil (na minha opinião) em diversos momentos da sua trajetória.
Sendo um grande admirador do Joseph Campbell, indico também as seguintes obras dele: “O Poder do Mito”, “O Herói de Mil Faces” e a série “Máscaras de Deus”, volumes 1, 2, 3 e 4.
Há ainda uma excelente apostila escrita pela Ana Cristina Rodrigues intitulada “Escrevi Meu Livro, e Agora?”, que pode ser encontrada neste endereço.
LINKS
Fora o meu material, seria bacana estabelecer o hábito de escutar podcasts literários. O Ghost Writer e o Papo na Estante são opções fabulosas.
Os seguintes artigos (abaixo) também valem ser lidos. São de autores diferentes, cada qual com sua visão sobre vários aspectos do mercado literário e dicas de publicação, criação, etc:
» Dicas de Raphael Draccon, sua trajetória e seus conselhos
» 10 formas de garantir que o editor jamais lerá seu original
» A melhor regra é a ciência de que não há regras em absoluto
» O que você precisa para ser um escritor e como lidar com isso
muito bom!!!
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VLW Aninha, fico feliz pela admiração!
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