sábado, 24 de agosto de 2013

Top 10: Os maiores vilões dos animes e mangás!

Vilões. Ah, os vilões. Aqueles seres antagonistas que aparecem em quase todas as histórias apenas para infernizar a vida do "mocinho", se deleitando de prazer ao ver seu sofrimento e sempre dizendo sua frase cliché de que querem "conquistar o mundo". Mas olha, nem todos são assim. Um bom exemplo é o Coringa, que "só quer ver o circo pegar fogo". Alguns nos conquistam pelo seu carisma, outros pela sua audácia e inteligência, e outros ainda apenas pela presença que eles impõe. E é de vilões que esta lista está feita, vindos diretamente da cultura nipônica. AH! Mas já vou avisando: tá cheia de spoilers! Se você ainda não viu/leu sobre algum desses vilões... problema é seu xD! Então, sem mais delongas, vamos a ela:


10. Mestre Ares (Saint Seiya)    


Ares, o famigerado Mestre do Santurário, foi o personagem que deu dor de cabeça aos cavaleiros de bronze desde o começo da série até o fim da batalha das 12 casas. Ele era visto como a reencarnação do mal, que matou o antigo Mestre e se apossou do seu trono a fim de ter seus planos concretizados. É somente mais à frente na série que se descobre que Ares era na verdade Saga, o Cavaleiro de Ouro de Gêmeos, que possuia dupla personalidade. Não se sabe se esse distúrbio fora causado pela influência de seu irmão gêmeo Kanon, ou se era uma maldição causada pela armadura de Gêmeos que representava dois seres, isso nunca ficou devidamente explicado. Mas era fato que a personalidade que o deixava com olhos vermelhos e cabelos cor de cinza era maligna, e esta tinha a ambição de matar Athena e usurpar seu lugar como soberano da Terra. Vale lembrar a fantástica dublagem feita por Gilberto Baroli, e aquela risada inconfundível que deixava o personagem ainda mais "evil" do que ele já era. Apesar de eu achar que Saint Seiya passa raspando na "regra dos 15 anos" (se é que passa!), eu tenho noção da importância que este personagem teve para toda uma geração, e é por isso que ele fica com a mais que merecida 10ª posição.


9. "Pai" (Fullmetal Alchemist: Brotherhood)


Provavelmente o Homúnculo original, era dessa forma que os demais Homúnculos o chamavam: Pai (Otou-sama, no original), e é o principal antagonista da série. Sendo extremamente poderoso e de aparência física indêntica à de Van Hohenheim (que é pai dos irmãos Edward e Alphonse, protagonistas da série), "Pai" foi o criador e líder dos Homúnculos. Ele também é frio, cruel, e acredita que todos ao seu redor são nada além de ferramentas para serem usados como parte de seus planos. As únicas exceções a esta afirmação podem ser seus sete Homúnculos "filhos", como Hohenheim havia afirmado durante sua batalha que uma das razões pelas quais ele os havia criado era porque ele queria uma família própria, daí o seu título de "Pai". Apesar de sua personalidade ser normalmente calma e calculista, ele se mostra muito animado quando seus planos se reúnem, apresentando seu lado mal e perverso. Pai também revela que os sete Homúnculos só foram criados para que ele pudesse se tornar um ser perfeito, livrando-se de todos os seus pecados e ter Deus dentro de si (daí o nome dos Homúnculos fazerem alusão aos pecados capitais). Em última análise, em seus momentos finais, a motivação de Pai é revelada como sendo a liberdade das leis do próprio universo. Um vilão digno de fazer parte da lista!



8. Raoh (Hokuto no Ken)

Raoh, também conhecido como Ken-oh, o "Rei do Punho", é o mais velho de quatro crianças (incluindo o protagonista Kenshiro) que foram adotadas para treinar na antiga arte de assassinato Hokuto Shinken, e é o vilão central da série. Apesar de sua ambição de se tornar o maior artista marcial do mundo, Raoh perde os direitos sobre a sucessão do Hokuto Shinken para Kenshiro. Recusando-se a desistir do estilo, Raoh mata seu mestre em combate e forma seu próprio exército, adotando o nome de Ken-oh, e começando assim a sua "conquista dos céus". Raoh é tão importante para a série que ele é constantemente relembrado (mesmo em arcos futuros), e chegou a ganhar seu próprio spin-off de 13 episódios em 2008, chamado de "Raoh Gaiden Ten no Haoh". Este é um vilão que realmente deixou sua marca e influencia muito outros vilões da cultura japonesa, seja na personalidade ou na forma física, ou como eu disse no começo: um dos quais "impõe presença". Podemos afirmar que ele é uma clássica representação daquilo que chamamos de "um vilão fodão", pois ele sempre se mostra imponente e assustador, tanto na visão dos personagens da estória, quanto aos olhos do telespectador. Raoh for the win!


7. Sensui (Yu Yu Hakusho)


Shinobu Sensui, o "Anjo Negro", foi o principal vilão da série na Saga do Capítulo Negro. Quando jovem, ele foi recrutado por Koenma para ser um Detetive Espiritual por ser muito talentoso e possuir um inigualável senso de justiça. Mas um certo dia, ele viu o lado cruel dos humanos quando estes torturavam demônios por prazer, fazendo com que sua visão de "certo e errado" do mundo fosse corrompida, consumindo sua mente a tal ponto que ele desenvolveu suas 7 personalidades, e se voltando contra os humanos que um dia ele protegeu. Isso me lembra um pouco da frase do Duas-Caras no filme d'O Cavaleiro das Trevas: "ou você morre um heroi, ou vive o bastante para se tornar um vilão". Outro ponto interessante sobre Sensui é que ele consegue de fato o que muitos vilões, seja no conto que for, nunca conseguiram: matar o heroi da estória! É claro que, com uma certa ajuda do plot e um Deus-Ex Machina, nosso heroi ressucita, mas isso não vem ao caso. Sensui também demonstra um curioso senso de honra ao permitir os amigos de Yusuke de tentarem vingar a sua "morte", e é também o primeiro personagem mostrado na série cujo nível era de Classe S. Elegante, audacioso, e um incrível lutador, Sensui entra na lista como um dos melhores vilões já concebidos!


6. O Major (Hellsing Ultimate)




Comandante supremo das forças Millennium, o Major é principal antagonista da série Hellsing. Como ex-primeiro tenente da SS, o Major tinha sido escolhido pelo próprio Adolf Hitler para executar um projeto ultra-secreto de aperfeiçoar um processo de vampirização artificial. Mesmo depois do fim da guerra, o Major e seus aliados conseguiram escapar da Alemanha e continuaram suas operações em segredo. 50 anos depois, ele ressurgiu com a intenção de colocar o mundo inteiro em guerra novamente. De acordo com suas próprias palavras, ele "adora a guerra e todos os aspectos catastróficos e maléficos que com ela vêm". Entre seu absoluto desprezo pela vida, e um amor mórbido pela guerra, o Major é um dos vilões mais cruéis em Hellsing (senão o mais). Até o final da estória, ele é responsável pela destruição astronômica e as mortes de mais de 3 milhões de pessoas. Esse é um daqueles vilões que você fala: "o cara é 'evil', mas é 'evil' mesmo, PQP!". O interessante é o fato de ele ser baixinho e gordinho, mas sempre está impecavelmente bem vestido, e seus óculos brilhantes fazem apenas com que deixem sua aparência ainda mais sinistra. Mesmo sendo um maluco por completo, o Major é muito orgulhoso e protetor de sua humanidade, que ele define como sua força de vontade e "alma". Um vilão nato.


5. Shishio (Rurouni Kenshin)



Makoto Shisio foi um ex-hitokiri (assassino) que buscava derrubar o governo da era Meiji. A princípio, Shishio era apenas o sucessor de Kenshin Himura no cargo de hitokiri, e o governo Meiji era mais reservado em relação à ele do que Himura. De fato, os políticos sabiam pouco sobre ele, e os que sabiam eventualmente decidiram que deviam eliminá-lo. Eles descobriram que Shishio era um sociopata ambicioso e com fome de glória, e usaria os segredos que ele tinha do governo para tomar controle do Japão. Como tal, Shishio foi cercado e derrubado, mergulhado em óleo e queimado vivo. No entanto ele sobreviveu, embora tenha ficado com a pele muito marcada e por isso passou a se cobrir com bandagens desde então. Após isso, Shishio juntou um grupo de espadachins (o qual chamou de Juppongatana) e formou seu próprio exército, a fim ajudá-lo a derrubar a era Meiji. Shishio é extremamente impiedoso e cruel, parecendo que lhe falta qualquer sentimento de piedade ou compaixão, e acredita constantemente no fato de que o fraco apenas existe para o benefício do forte. Mesmo após sua morte e completa derrota, as ambições de Shishio não terminariam por aí e, no final da sua saga, é possível vermos ele indo em direção ao Inferno para "tomar controle do lugar". Quer mais ambição do que isso?!


4. Griffith (Berserk)



Griffith, fundador e líder do grupo de mercenários conhecidos como o "Bando do Falcão", é o principal vilão de Berserk. Griffith foi continuamente focado em seu sonho de obter o seu próprio reino, disposto a sacrificar tudo para alcançá-lo. Desde o seu nascimento, ele sempre teve conhecimento do "caminho para cima", o que lhe permitia comandar vários soldados com a sua capacidade carismática. Além disso, Griffith é um incrível estrategista, que lhe deu a ele e a seu exército a reputação de invencibilidade e o favor do rei de Midland, que travava uma guerra de 100 anos com o império de Chuder. Ele também pode ser visto como um sociopata, no senso de que ele é manipulador e usa outras pessoas a fim de concretizar seus objetivos. Mas é somente nos eventos do "Eclipse" que Guts (até então seu melhor amigo) e seus companheiros de guerra vêem a sua verdadeira face, já que Griffith trai todos eles, sacrificando-os para serem devorados por demônios e terem mortes horríveis, se transforma em um destes demônios, estupra a mulher do melhor amigo, e faz tudo isso na frente dele. PQP! Esse é tipo de vilão que a gente pode chamar com toda a certeza de que é "um verdadeiro filho da p*ta"! Um vilão que foi feito para esquentar discussões, sendo amado e ao mesmo tempo odiado, Griffith deixa sua "marca" para nunca mais ser esquecido.


3. Freeza (Dragon Ball Z)




O grande Freeza! Sendo um dos vilões mais significativos da franquia Dragon Ball, Freeza era um imperador galáctico de uma raça desconhecida que dirigia o Planeta Comércio, e era temido por sua crueldade e poder. Ele possuía várias transformações, cada uma sendo bem diferente da outra, e o fazia isso para aumentar ou preservar seu poder. É confirmado depois que a sua última transformação era na verdade sua verdadeira forma. Freeza adora morte e destruição, como é notado ao demonstrar prazer na destruição do planeta Vegeta. Ele também é sádico, sempre tentando fazer com que seus inimigos sofram antes de matá-los. Ironicamente, apesar de todo o seu poder, Freeza também apresenta um comportamento meio paranoico, já que destruiu o planeta Vegeta apenas por causa do mito do Super Saiyajin, mas quando é questionado sobre isso, ele nega totalmente a crença de que possa existir um. Acredito que Freeza seja um dos vilões mais recorrentes da história dos animes e mangás, pois ele sempre é lembrando, tanto dentro quanto fora da série, e se houver uma lista de vilões de animes e mangás (como a minha, por exemplo), te garanto que ele vai estar presente. Poderíamos até mesmo dizer que Freeza está para Dragon Ball assim como Darth Vader está para Star Wars. É, portanto, que eu afirmo que o grande Freeza fica com a merecida 3ª posição.


2. Kira (Death Note)       


Light Yagami, "Kira", é o protagonista e vilão de Death Note. Sim, ele é um vilão! E muitas vezes as pessoas fazem confusão sobre isso pelo fato de ele também ser o protagonista da série, dizendo que "somente os mocinhos são protagonistas". É minha gente, vilões também podem protagonizar uma história, como eu mencionei anteriormente sobre o Raoh, que teve seu próprio spin-off. Apesar de Kira realmente ser o vilão da história, ele é constantemente visto como o "mocinho" ou "heroi", como eu disse antes, de tanto carisma e inteligência que ele passa para o público. Algumas pessoas ainda tentam se convencer, dizendo de que ele "fazia o que fazia para tornar o mundo num lugar melhor". Mas a verdade é que, se formos comparar Kira com alguém (como um amigo meu me disse uma vez), esse alguém seria o próprio Hitler, pois assim como ele, Kira queria "eliminar a sujeira do mundo" deixando apenas as "pessoas puras" com vida. O tempo de "reinado" do Kira também faz uma alusão ao tempo que durou a 2ª guerra mundial (6 anos). Nas palavras de Near, Kira não passava de "um Serial Killer, nem mais nem menos". E cá entre nós, alguém que se autoproclama um "Deus", querendo ditar regras no mundo e governar sobre ele, tem que ser um vilão! O cara é evil, galera, mas mesmo assim, Kira é um dos vilões mais bem trabalhados e elaborados que o anime/mangá já viu.

1. Johan Liebert (Monster)


Johan Liebert. O que dizer sobre este vilão?! Quando eu comecei a fazer esta lista, eu não tinha muita certeza sobre como organizar os vilões que fazem parte dela e colocá-los em suas devidas posições, mas eu tinha certeza de uma coisa: de que Johan Liebert seria o primeiro colocado. Caraca mané! Este é provavelmente o vilão mais sinistro que eu já vi e li a respeito. Qualquer coisa que os anteriormente citados desta lista podem fazer, o Johan faz melhor: influência sobre outros personagens, carisma, sociopatia, inteligência, manipulação, número de mortos, etc. Alguns podem até achar que eu esteja exagerando, mas eu considero o Johan como sendo o "Coringa 2.0". Citando uma pequena parte do anime, Johan "fez com que 50 pessoas se matassem sem ter que levantar um único dedo" (e ele tinha apenas 10 anos quando fez isso). O autor Naoki Urasawa realmente fez uma peça de arte ao criar este personagem, mostrando como ele pode ser realista, assumindo a forma de um Anti-Cristo e explorando temas apocalípticos. Johan é bastante misterioso, causador de muitas tragédias por onde quer que passe, também poderia ser visto como um "Serial Killer". Tamanha é a sua influência e presença maligna que exerce nos demais personagens que, no auge de seu terror na pequena cidade de Ruhenheim, Johan é descrito por um dos personagens como sendo "a besta de sete cabeças e dez chifres", ou como o próprio título do anime/mangá afirma, um verdadeiro "monstro". É por essas e outras razões que Johan Liebert leva o título de maior vilão da história dos animes e mangás!


E aqui termina o nosso Top 10. Valeu galera e espero que tenham gostado!
É isso aí!





Nenhum comentário:

Postar um comentário