sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Dungeon World

Por muitos anos eu fui, e sou, o cara do Dungeons & Dragons. Abracei todas as suas edições. Mestrei bastante, joguei bem menos do que queria, ou podia. Guerras de Edição à parte, estamos na entressafra, a virada para o D&D Next é iminente. Muito provavelmente vou gastar meu suado dinheirinho na nova iteração do Dungeons & Dragons.

No entanto, não é do nosso sistema ancião que venho falar. Hoje, vim contar como estou esperando o D&D Next chegar à minha mesa. Dungeon World, o comentadíssimo RPG de linha indie. Confesso que nunca fui muito afeito ao movimento independente nos jogos de interpretação. Me foi proposto, há algumas semanas, mestrar uma campanha de Fantasia Medieval online. Aceitei, mas não queria usar um sistema pesado de regras e rolamentos, não numa campanha online. Resolvi usar o Dungeon World, comprei e tive a sorte de receber como brinde a versão online do livro para ler enquanto a última greve dos Correios se desenrolava e a versão em papel não chegava.

Cerca de 400 páginas que eu demoraria um pouco para ler e dominar as regras foram devoradas em cerca de 36 horas. A simplicidade das regras que não recorrem ao mero simplismo, as referências cinematográficas (que fazem, nós nerds rir de canto de boca) e o texto ágil me fez bater recordes de velocidade de leitura. Tudo se resolve com bastante roleplay e poucas rolagens de dados, perfeito para partidas online.


Encontrou algum erro, tem críticas ou sugestões?
Reaja e comente!!



Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.




Nenhum comentário:

Postar um comentário