segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Quero Ser Escritor 22 - Ritmo 3 - Conjunto, Sequência, Alternância

3. Sequência e Alternância
Relembrando a Lição nº 4. O conjunto de cenas amarrados em um capítulo/livro é chamado de ação dramática. São cinco os elementos que compõe a ação dramática – o suspense, o ‘flash-back’, a reviravolta, o descanso e a repetição. Escrever com instinto é muito interessante, na verdade,  este “instinto” decorre do fato de que todo o escritor leu muito na vida (pelo menos é o que se espera que tenha feito) e estes elementos estão presentes no seu subconsciente, sem perceber o autor copia uma fórmula passada de geração em geração. Como um químico, ele não criará nenhum elemento novo, trabalhará unindo aqueles que conhece.

Gosto muito da fórmula – folha em branco + ideia na cabeça. No entanto, a partir do momento que se debruçar sobre a ideia com o intuito de torná-la mais do que algumas linhas, comece a delinear a linha mestra do conto ou livro. Um bom esboço garante uma boa recompensa.
Este esboço pode ser ideias no papel, um sumário com o resumo de cada capítulo e os acontecimentos dentro dele.
Qual a importância deste esboço? Existe uma determinada sequência para que os elementos combinem e não explodam ou vaporizem.
Vamos supor que você está escrevendo um livro sobre uma terra alternativa (principal elemento da fantasia de hoje – Tolkien/Martin) e decida começar descrevendo a geografia de todo o continente e os hábitos de cada povo, dedicando 100 páginas sobre o assunto, sem suspense, reviravolta, “flash-back” ou repetição. O único elemento utilizado foi o ‘descanso’. Acredito que até você irá bocejar quando ler, por mais rica e detalhada que seja a sua descrição.
Este é um exemplo simples de como a organização sequencial pode ajudar na construção do seu livro/conto.
A Espada Encantada – ideia principal - um menino encontra uma espada que o leva para um mundo paralelo onde ele é confundido com o príncipe herdeiro do reino.
Parte/Capítulo 1 – Suspense/Descanso/Flash-back – Como faz todas as manhãs, Artur caminha pelo bosque e encontra uma espada presa em uma pedra/Encolhe as mangas da camisa branca e pousa seus curiosos olhos negros sobre a imensa espada reluzente, estende seus bracinhos magros de garoto e pensa/ “Será que vou poder levar para casa? Quando levei aquele gato morto, minha mãe brigou comigo!”
Parte/Capítulo 2 – Reviravolta/Repetição/Suspense ....
Delineie sua ideia – pode ser o título e os elementos que farão parte da parte/capítulo, um resumo de cada parte/capítulo, o objetivo de cada parte/capítulo ou mesmo aquelas linhas aleatórias que você escreveu em outra ocasião e que agora quer tornar um todo.
Depois de situações mais dramáticas, o leitor precisa do silêncio para digerir os acontecimentos, de repetição para fixar conteúdo, descrição para imersão no cenário e  ‘flash-back’ para entender melhor as motivações. Não necessariamente usamos esses elementos como moderadores, podemos usá-los como reforço ao suspense ou à reviravolta.
Ou seja, na arte tudo é uma questão de harmonia. 
Veja a Lição Anterior Aqui!


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