Saudações a todos vocês nerds e geeks amantes de livros e de Bons romances históricos! Estou aqui para vos falar de um livro, ou melhor, de uma trilogia que acabo de ler que estou istonteantemente apaixonado! Crônicas de Arthur do escritor inglês Bernard Cornwell. A trilogia fala do lendário Arthur, herói da ilha da Bretanha de uma forma um pouco mais próxima da realidade da época próximo aos anos 500.
Enfrentando as invasões bárbaras dos saxões e o crescimento fanático do cristianismo, nosso herói passa por diversas intempéries políticas para que o trono seja mantido. Uma coisa que apreciei neste romance é que o autor respeita o cenário histórico da Bretanha daquela época. Camelot, Tavola Redonda, cavaleiros em armaduras reluzentes e Santo Graal são elementos de uma era feudal, mas a era bárbara ou idade das trevas se mostrou um ambiente muito mais dinâmico e original para uma história arthuriana. Outra coisa que e um crédito para o livro por parte do autor é a descrição das batalhas, sabemos o quão empolgante é um combate entre dois exércitos enfurecidos se arremessando um contra o outro de maneira heroica e destemida no maior estilo Coração Valente. Mas esta forma de combate sumiu do mapa por parte de exércitos de guerreiros treinados depois das expansões romanas que disseminaram uma linha de disciplina entre os soldados e seus senhores, e Bernard Cornwell descreve isso muito bem,
Imagem ilustrativa de evento de guerra do romance. (O livro não contém ilustrações) |
Outra coisa que gostei no livro, foi a não existência de capítulos, a história é narrada como se o escritor (Derfel) confidenciasse suas memórias a um diário ou algo do tipo, ele apenas tem sessões com "temas" que servem para descrever os fatos a acontecerem a seguir. Devo dizer que achei essa experiência literária bastante interessante, tudo é narrado pelos olhos de apenas um espectador, uma testemunha, e nele vemos suas certezas e dúvidas a respeito daquilo que presencia durante toda sua vida, as batalhas, as conversas, os mistérios relacionados aos druidas, tudo isso foi muito envolvente. Nesse romance pode finalmente gostar do rei Arthur ou melhor, no Chefe de Guerra Arthur, visto que como bastardo de Uther PenDragon, Arthur nunca se tornou ou desejou ser rei da Bretanha mas apenas seu defensor contra os saxões. É Mordred, neto de Uther e filho do seu falecido primogênito, que detém o trono o qual Arthur luta para proteger por meio de um juramento. Dito isso, não posso falar mais nada a respeito do livro para não dar spoilers. Deixo apenas minha recomendação para os amantes de bons livros!
Um ótimo programa que fala a respeito do livro é o NerdCast 17 - O Mundo Medieval de Bernard Cornwell, o qual os senhores nerds comentam sobre o que gostaram nos livros e falam um pouco mais sobre a vida e obra de Cornwell. AVISO: o podcast contém spoilers do livro, ouça por sua conta e risco aqui:
Compre o Box com os 3 volumes aqui:
Nenhum comentário:
Postar um comentário