sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Canais de games no YouTube sofrem com reivindicações de direitos autorais


É isso mesmo galerinha, por mais estranho que pareça ser vários canais do YouTube relacionados a games passaram os últimos dias soterrados sob notificações de quebra de copyright que de uma hora para a outra começaram a inundar suas caixas de entrada, segundo a tubefilter. Essas notificações estão acabando com a monetização do conteúdo produzido pelos youtubers.
Segundo Brad Colburn, dono do canal TheRadBrad, que tem mais de 1,9 milhão de assinantes, as notificações começaram a chegar em massa nas últimas 24 horas. Essas notificações bloqueiam os anúncios nas horas e horas de gameplay que ele publicou no YouTube.
A verdade é que não são todos os estúdios de games que estão preocupados com videos de streaming no YouTube, mas sempre tem uma corja, um nicho, independentemente de qual segmento que sempre procura assunto pra debater e perturbar a paz. Geralmente, notificações de copyright desse tipo aparecem de vez em quando, elas não chegam em massa como agora.
 Colburn disse:
Eu estou no YouTube desde o começo de 2010 e já tenho mais de 3 mil vídeos publicados. Na segunda, eu comecei a receber e-mails do YouTube a cada vez que algum desses mais de 3 mil vídeos tivesse sido reconhecido como de alguma produtora. Cerca de 75 vídeos foram notificados. Isso significa que em um vídeo de 15 minutos comigo jogando e comentando coisas da MINHA vida, uma tela de carregamento de 10 segundos com música está sendo notificada. Não é o gameplay que foi reconhecido como quebra de copyright, mas sim compositores de música incidental do jogo ou criadores de efeitos sonoros estão emitindo essas notificações. Então todas as horas que gastei gravando, editando e subindo os vídeos estão gerando renda de publicidade para uma outra pessoa no meu lugar.


“Basicamente todo mundo que faz review de games ou mostra o gameplay no YouTube está sendo inundado com notificações de copyright”, afirmou Zach Scott. “Eu perdi os direitos sobre mais de 30 vídeos, a maioria por causa da música que estava no jogo”, disse. O canal ZackScottGames tem quase 500 mil assinantes no YouTube.
Notificação que o canal ZackScottGames recebeu
Ao que tudo indica essa onda de notificações está pegando todo mundo de surpresa. A Capcom, responsável por Dead Rising 3, percebeu que um vídeo do jogo foi notificado no canal de Colburn. O estúdio divulgou a seguinte mensagem no Twitter:
Youtubers: por favor avisem se você teve vídeos notificados hoje. Isso pode ser uma notificação falsa e não provocada por nós. Estamos investigando.

Pelo visto isso ainda vai dar o que falar, não importa se esse ocorrido é intencional ou não, simplesmente isso está prejudicando a monetização de pessoas trabalhadoras. Os critérios de copyright sempre são controversos e complicados, ainda mais no YouTube. Alguns estúdios vem  os gameplays como algo ruim, já outros conseguem enxergar esses videos como meio de propagando para seus produtos (que é exatamente como eu vejo). Vamos ver onde isso vai parar.



Encontrou algum erro, tem críticas ou sugestões?
Reaja e comente!!


Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.




Nenhum comentário:

Postar um comentário