quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Quero Ser Escritor - 12 - Marketing


Vendendo banana
Como se vende banana? Na feira ou na quitanda; por dúzia, no supermercado; por quilo, do ambulante que passa na rua compra-se por unidade; na estrada, de penca. “Meu livro vendeu como banana!” - ou seja, várias estratégias foram usadas.

Se o seu livro foi publicado por uma editora tradicional, esta cuidará de seu marketing, isso não quer dizer que você vai sentar na sua sala confortavelmente e esperar pelos lucros. O contrato (relações com editoras para outro “post”) não permite usar a desculpa de uma gripe forte para deixar de ir àquela noite de autógrafos no dia mais frio de inverno em Lages/SC, ou dar uma entrevista para aquele crítico literário de ‘merda’, daquele jornal que você odeia. No Facebook pessoal é bom escolher publicar gatinhos derrubando tigelas de leite e não aquele “post” contra o propinoduto. A partir do momento que sua imagem se torna mais pública, sua responsabilidade aumenta.
Outra questão é que a editora tem outros escritores para cuidar, então, dependendo da liberdade que o contrato te dá, você também pode desenvolver ações de promoção da sua imagem ou da imagem do seu livro/produto.
A primeira impressão é a que fica
Quem acompanha esta série de “posts” deve ter percebido que o período entre as postagens está maior. Isto por que tive problemas com a capa do livro que não estava a contento. sou ansiosa por natureza e os atrasos na correção (o diagramador deve ser analfabeto) dos textos da orelha e da contra capa e o desenho da capa em si foram acompanhados de inúmeros emails e solicitações.
A capa deveria resumir a história ou o conflito principal em uma imagem. Deveria, mas não é o que acontece na maioria dos casos.
Setenta por cento dos livros são vendidos pela capa e pela leitura das orelhas. A primeira ação de marketing diz respeito a este item. Peça ajuda, chame amigos, contrate profissionais, brigue para que a capa consiga falar com o leitor.
Independentes
O trabalho é praticamente todo seu. Embora a editora que está publicando meu livro tenha uma estação de rádio e uma livraria e faça uma parte da divulgação e todo o tipo de divulgação que eu venha a fazer terá que contar com aprovação prévia, a maior fatia da divulgação é de minha responsabilidade.
Qual o seu público alvo? Responda esta pergunta antes de seguir adiante.
Grande falácia: “Agora com a internet fica mais fácil divulgar.”
Could you grab me some cereal in your way back, please? Uma aluna ouviu este pedido da americana com quem estava morando e passou no supermercado para comprar cereal (no Brasil tem Sucrilhos e Superbom!) e se deparou com uma prateleira gigantesca com todos os tipos de caixas!
Escolha um canal com seu perfil, procure parceiros, faça pelos outros. Volte ao diagrama publicado no “post” anterior e olhe a “borboleta” – “Trabalhar as suas verdades”. Se seu objetivo ao escrever seu livro foi vendê-lo a uma fatia promissora do mercado, mas esta fatia não é a sua verdade, desista de se fazer ouvir. Porque os ouvidos estarão em outra frequência.
Utilize todos os meios disponíveis e viabilize-os:
- Hotsite – um simples está na média de 200 reais, um mais elaborado (como meu filhinho lindo fez para mim) 800 reais.
- Booktrailer – trabalho complicado e mais caro, dependendo do que se quer, vale tanto quanto divulgar a capa na rede. (meu filhinho lindo que estudou cinema está fazendo um para mim)
- Facebook – crie um só para o seu livro e sempre publique algo, todo dia se possível.
- Blog Pessoal – se quiser ser escritor mesmo e não divulgar só um livro é bom pensar neste meio para alcançar uma certa credibilidade. (Infelizmente ainda não tive tempo de organizar o meu, quem sabe hoje).
Qualquer outro em que possa contatar pessoas. Lembre-se do seu público alvo e mire.
Quando tiver a oportunidade e perceber que uma multidão está a caminho atire sem mirar mesmo.
Nunca conte com os sites de vendas para divulgá-lo, produtos novos no supermercado só vendem bem quando há uma promotora entregando amostras e falando do produto. Não dá para colocar demonstradoras nos sites de venda.
Faça um lançamento legal, não precisa gastar muito. Um barzinho charmoso, uma livraria independente de um amigo, bem localizados e de fácil acesso. Chame o maior número de pessoas possível. Afinal, a menos que você seja um festeiro de carteirinha, só 30% dos convidados costumam ir aos eventos de lançamentos. Divulgue com pelo menos um mês de antecedência. Leve 30 livros que equivalem à média de vendas para um lançamento, e um laptop caso haja mais solicitações e sua editora for por demanda.
Produza brindes para entregar a seus amigos/clientes: marca-livros, bloquinhos, chaveiros/bonequinhos. O que estiver ao alcance do seu bolso. O nome do livro tem que se destacar.
Porta a porta
Não estou brincando, não. Vendedor "avon", na boa. Se mora numa cidade pequena, ou num bairro amistoso, este é um ótimo artifício. Quem não gosta de prestigiar sua própria comunidade? Procure os jornais e comunidades locais. Fale com as pessoas. Eu não conseguiria, mas tem gente que consegue se vender muito bem.
Pequenas livrarias, escolas, universidades
Marque um evento, dê desconto, faça uma tarde de autógrafos. “Tarde de autógrafos? Mas nem famoso eu sou?!” Para fazer uma tarde de autógrafos, você é famoso, este é o raciocínio. Fale com os professores de português das escolas/universidades – cuidado, seu livro terá que estar bem revisado!
Além do material de divulgação, brindes, folhetos, faça um banner durável e num tamanho fácil de carregar. Leve seu laptop para rodar o booktrailer.
Não pare de divulgar, nunca, até o lançamento do seu próximo livro.
Divulgue seus amigos escritores. A leitura liberta o pensamento do homem, cria uma intimidade entre os seres superior a qualquer outra arte. Esta intimidade nos transforma em irmãos.
Veja a lição anterior aqui!











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