sábado, 22 de novembro de 2014

Resenhas - Um Livro Muito Bom!

"Eles podem tirar nossas vidas, mas não podem tirar nossa LIBERTADEEE!!!". Quem é fã de cinema e não conhece essa frase ÉPICA tem que tirar a farda preta porque não é caveira, é MULEQUE! Todos nós, pelo menos os com mais de 20 anos, conhecemos o grande sucesso dos cinemas 'Coração Valente' dirigido e interpretado por Mel Gibson, mas o que quero falar com vocês hoje é sobre um sucesso no mundo da literatura, 'O Rebelde' de Jack Whyte.
Já faz um bom tempo que os romances históricos estão em cena no mundo da literatura. Seja ele com uma pitad de fantasia ou não. Vemos isso muito bem com Bernard Cornwell (Crônicas de Arthur), Con Iggulden (O Conquistador) entre outros.

Jack Whyte faz parte dessa equipe com este magnifico drama do lendário Willian Wallace, homem, guerreiro, marido e herói. Sendo o primeiro livro da série 'Corações Valentes', vemos a historia de Willian Wallace desde sua infância até a construção memorável do defensor patriota do povo comum escocês nos anos 1200 contra o opressor Eduardo Plantageneta, conhecido rei inglês chamado historicamente pela alcunha de "Pernas Longas" e "Martelo dos Escoceses".

Semelhante a Bernard Cornwell em 'Crônicas de Arthur', Jack Whyte conta a história de Wallace através dos olhos de terceiros, nesse caso James Wallace que na história é primo de Willian e um padre. Gosto muito desse tipo de narrativa, pois fica com uma cara mesmo de cronica ou relato verídico.

Apesar de eu ser um FÃ de 'Coração Valente' de Mel Gibson, devo dizer que este livro é de longe EXCEPCIONAL no que diz respeito a contar a história de um herói cuja origem e vida é tão envolta de fantasia e exagero na sua maior parte. Outra coisa muito irada é que inicialmente Willian não é o guerreiro com uma espada claymore nas mãos, mas sim um arqueiro que ganhava a vida honestamente como silvicultor nas terras de seu tio.

Nesse primeiro livro vemos também os problemas da nação escocesa em tentar se equiparar aos reinos vizinhos e os problemas de sucessão do trono logo após a morte do rei Alexandre III, que morreu sem deixar um descendente apropriado. Esse evento se tornou o pano de fundo para os problemas seguintes com o rei Eduardo Plantageneta, que trouxe então ao cenário pessoas muito influentes, importantes e impopulares para o decorrer da históra, como o rei John Baliol, Robert Bruce entre outros.

De fato o livro é muito bom, há apenas uma parte que para mim enfraquece bastante a narrativa e que se tornou um pouco cansativa para mim, SPOILER ALERT:quando é discutido entre dois personagens importantes sobre o surgimento e a futura influência da burguesia como o futuro fim do feudalismo. Fora isso o livro fica aqui altamente recomendado para os fãs desse ramo literário!


Encontrou algum erro, tem críticas ou sugestões?
Reaja e comente!!


Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.




Nenhum comentário:

Postar um comentário